6 curiosidades interessantes sobre madeira

No post de hoje selecionamos algumas curiosidades sobre madeira. Por exemplo, você já se perguntou porque damos 3 batidinhas na madeira para afastar a negatividade? Conhece a origem da expressão "madeira de lei"? Já se perguntou porque móveis de madeira estalam sozinhos? Hoje você vai descobrir a resposta dessas e outras questões aqui no nosso post!

  1. MADEIRA CLARA E MADEIRA ESCURA

Cada tipo de madeira possui uma aplicação específica, pois têm características diferentes e sua cor tem grande influência nesse aspecto.

As madeiras mais escuras têm maior durabilidade e não necessitam de tratamentos intensos para garantir os resultados que se esperam delas. As madeiras mais claras, por sua vez, têm tendência a serem mais maleáveis e, por isso, precisam de mais cuidados para aumentar sua vida útil e protegê-las de fungos e cupins.


2. MADEIRA DE LEI?


Essa expressão surgiu durante a colonização do país quando a Coroa portuguesa estabeleceu a lei que determinava que as madeiras maciças brasileiras de qualidade fossem exploradas somente por pessoas autorizadas por sua majestade e para atender a monarquia. Essas madeiras tem por características principais uma grande durabilidade, dureza e resistência, sobretudo à umidade e ataques de insetos. Por conta disso, algumas espécies foram extintas, pois a Coroa as utilizava bastante para transformar em utensílios de uso próprio e até mesmo em seus navios. A madeira de lei também é chamada de madeira nobre.

Alguns exemplos de madeira de lei são: Ipê, Pau-Ferro, Jatobá, Jacarandá, Cedro Rosa, Imbuia, Mogno, Pau-Brasil, Peroba Rosa, dentre outras.


3. MÓVEIS ESTALANDO A NOITE - CASA MAL ASSOMBRADA?


A madeira, por ser um material orgânico, é sensível as variações de temperatura e umidade. O frio faz com que as moléculas se contraiam e o calor, por sua vez, faz as moléculas se dispersarem, dilatando a madeira.

A umidade do ar também contribui para isso. A madeira se hidrata e se resseca de acordo com a umidade presente na atmosfera.

Esses são os fenômenos que fazem os seus móveis estalarem de madrugada. Então, não há mais motivo para se assustar, sua casa não está mal assombrada, é tudo culpa da Física!


4. O FOGO E A MADEIRA


Em incêndios a ação do fogo é intensa sobre todos os produtos e matérias naturais, porém, madeiras com grandes espessuras são muito mais resistentes ao fogo. Isso ocorre porque sua superfície, ao ser destruída pelo fogo, cria uma camada natural de defesa, evitando a propagação do fogo por sua estrutura. Esse mecanismo de defesa faz com que algumas madeiras mais espessas tornem-se mais resistentes ao fogo do que metal.


5. MADEIRA E SUPERSTIÇÃO


Você já usou a expressão "bata 3 vezes na madeira!" para afastar a negatividade? Sabe de onde vem?

Esse hábito vem dos primórdios da civilização. Os povos antigos acreditavam que as árvores atingidas por raios recebiam deuses que passavam a habitá-las e dar proteção as pessoas. Daí vem o hábito de bater 3 vezes na madeira (árvore) para obter proteção dos deuses. Esse hábito se mantém até os dias atuais, embora nem todos saibam seu significado.


6. TRANSFORMANDO A MADEIRA


Que as madeiras são duráveis e aplicáveis em diversas atividades, isso nós já sabemos, não é mesmo? No entanto, existe uma atividade, dentre tantas outras, que chama a atenção por envolver a criatividade humana: a que se refere a trabalhos artesanais. (ó nóis aí!).

Utilizar a madeira na criação de utensílios, figuras e jóias é uma arte que encanta e, muita vezes, intriga as pessoas pelo inusitado. Isso só confirma a versatilidade da madeira, sendo utilizada tanto para atividades pesadas, quanto para aquelas que exigem leveza e graciosidade ímpar. E é aí que está a beleza do artesanato: transformar a matéria bruta em arte!



Fontes de pesquisa:

http://guardamoveissp.com.br/guarda-moveis/por-que-moveis-estalam-de-madrugada/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Madeira_de_lei

mill.com.br


Pesquisamos, reescrevemos e aprimoramos as melhores informações para você.

Amada Madeira.


#madeira #curiosidadessobremadeira #AmadaMadeira #vaideamadamadeira #blog #blogger #madeiranobre #madeiradelei










21 visualizações0 comentário

CNPJ: 32.105.549/0001-37

Central de atendimento

Redes Sociais

©2020 por Amada Madeira. Orgulhosamente criado com Wix.com