Madeiras utilizadas nas nossas biojoias: Pinho de Riga e Mogno

No post da semana passada começamos a contar pra vocês um pouco mais sobre algumas madeiras nobres reaproveitadas que usamos nas nossas biojoias e luminárias. No primeiro, falamos sobre as madeiras Freijó e Ipê, suas características mais marcantes e como elas se refletem tanto no produto final como no próprio processo artesanal. Hoje falaremos sobre as madeiras Pinho de Riga e Mogno.

Pinho de Riga (Pinus Sylvestris)


Conhecido também como Pinho Silvestre, Pinho da Escócia, dentre outros. O termo "Pinho de Riga" faz referência a cidade de Riga na Letônia. Chegou no Brasil no período da colonização e foi utilizada na construção de casas no RJ, SP e Minas Gerais. Hoje a madeira está em processo extinção, por isso, só é encontrada em construções, móveis antigos ou em demolições.

É uma madeira pesada e firme, com um aroma bem característico, muito cheiroso, sentido logo na primeira fase de lixas. Encanta pela beleza e diversidade de padrões, transformando nossas peças em verdadeiras joias naturais!

Os veios da espécie Pinho de Riga são tão bonitos que muitas vezes costumamos produzir colares utilizando somente ela como protagonista. A Pinho de Riga, por si só, já é uma joia.

Trabalhar com madeira, para além de técnica e ferramentas, demanda ter um olhar atento para essas belezas únicas que a natureza produz!

Mogno (Swietenia Macrophylla)



Mogno é o nome comercial usado para as madeiras de origem tropical com coloração castanho avermelhada. Ela costuma escurecer com o tempo, percebemos que é uma madeira bastante fácil de trabalhar, com uma superfície lisa e excelente resistência que mantém sua beleza intacta por décadas.

Perceba a coloração da madeira no nosso colar acima. Após ser muito bem tratada e trabalhada, passando por um extenso processo de lixas seguida de polimento, o lindo avermelhado da Mogno se destaca!


Semana que vem teremos o último post dessa série sobre algumas das madeiras que utilizamos! Falaremos sobre a Pau Marfim e a nossa queridinha, a Roxinho! Clique aqui para conferir!


#AmadaMadeira #madeira #pinhoderiga #mogno #blog #blogger #madeirareaproveitada #sustentavel #sustentabilidade #biojoias #blogsobremadeira #blogsobreartesanato #artesanatocommadeira #blogAmadaMadeira

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo